sexta-feira, fevereiro 24, 2006

A capa da maquete


Um dia, ainda muito longe de a idade me permitir entrar no Stop, emblemática discoteca da vila de Arouca, pude assistir a um pequeno concerto dos Pilactus, onde alguns amigos meus tocavam. Na altura ainda não éramos amigos, porque separavam-nos uns anitos. Tempos mais tarde, um desses músicos resolveu ajudar um miúdo que tinha jeito para umas coisas, e acabámos por passar algum tempo juntos na montra da Escola de Música do Jorge Costa. Com um minúsculo teclado Yamaha, e muita habilidade, lá fomos fazendo umas coisas engraçadas, a tentar contar a história de um dia de um miúdo na escola, em forma de Rap. Nasceu o "Rap do Dia", em 1986. O compositor da coisa chama-se Franklin Ferreira, e passou, desde esse dia, a ser meu amigo, transferindo-se, assim, da galeria dos músicos que eu admirava, e passando a fazer parte das duas. Desde essa altura, partilhámos momentos engraçados. Tocámos juntos na Orquestra Ligeira da Banda Musical de Arouca, formámos um grupo "temporário" que fez dois concertos, em que ele me emprestou a sua famosa guitarra Mason, com um processador de efeitos só para mim, gravámos spots publiticários, e, ultimamente, estávamos em outro tipo de comunicação: ele na mesa de mistura, eu no palco. Ele sempre foi curioso pelas coisas "tecnológicas", e acabámos por nos encontrar também no mundo dos blogues. Depois de ter encerrado o meu blog pessoal, recebi, há dias, uma curiosa mensagem do Franklin, convidando-me a entrar no blog dos D'Arc, de que faço parte. A ideia do blog partiu dele, e agradeço-lhe pelo gesto, bem como pela presença constante ao longo deste tempo todo.
Ali, no ciminho destas linhas, está a capa da nossa maquete, que tem servido para nos apresentarmos nos locais onde estamos a tentar ir tocar. Fruto de vários esboços, pacientemente feitos pelo meu amigo André Almeida, com total liberdade criativa, chegámos a este resultado fantástico. Melhor, ele, com o imenso talento que sempre teve para as artes gráficas, chegou a este resultado fantástico. Também com o André pude viver imensas coisas, que talvez um dia escrevamos em livro. A ele, também os agradecimentos devidos.
Posto isto, resta dizer que somos os D'Arc, estamos a tentar tocar Jazz e a procurar algum reconhecimento e crítica para o que fazemos. Tocámos pela primeira vez no BarBelho, em Arouca, onde, na altura, nos apresentámos ainda sem nome. Depois disso, estivemos na Figueira da Foz, onde aconteceu o que sabem. Agora temos um nome. Curto, mas nosso. O nome não nos deixa esquecer de onde somos, porque é importante ter-se raiz. A partir daqui, resta-nos caminhar. Sejam bem vindos os que quiserem caminhar connosco.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem de proposito. No momento em que escrevo estas linhas, acabo de ouvir esses famosos "5 minutos de jazz" na Antena 1 com José Duarte. O mesmo do melhor programa sobre musica que eu alguma vez vi (e ouvi) em televisão chamado, "Outras Musicas".

Bem vindo de novo aos blogs meu bom Amigo.

A tua presença aqui, não só para mim como certamente para muito boa gente, representa estar em contacto permanente com um ser de valor superior. Alguém que facilmente aprendemos a admirar e a apoiar, mesmo quando essa presença não é possivel fisicamente.

Não gosto da palavra sorte por isso, com ou sem a minha presença "do outo lado" espero e desejo que este teu projecto, vá tão longe, tanto quanto tu (vocês) o queiram levar.

Abraço

12:03 da manhã  
Blogger Angelo Campelo said...

Sem querer de forma alguma opinar sobre a qualidade da vossa música, e sei que é muita, tive o prazer de ir ver o vosso concerto à Figueira da Foz, e se já nao tinha duvidas sobre a possivel qualidade do som que iria ouvir, depois daquela demonstração, passei a ter somente certezas.
Tenho de agradecer por ser Arouquense, tenho de agradecer por ter amigos assim, tenho de vos agradecer por quererem fazer sempre melhor.
Quero aqui deixar o meu abraço a todos os que concretizaram esse vosso sonho, mas acima de tudo quero-vos pedir para vocês continuarem, por mim, por nós que gostamos de vos ouvir, e acima de tudo pelas vossas raízes que como dizes e muito bem "é importante
termos raizes"

Abraço

12:59 da tarde  
Blogger asgard said...

por mim vão para a frente.
gosto do que ouvi até agora.

2:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, nem todos são perfeitos...

Há muito que me falavam desta famosa acta, mas só hoje tive a oportunidade de ter o despraser de a ler...

Enfim, POLÍTICOS, que mais se porderá dizer.

Resta apenas dizer que espero que este extraordinário projecto continue em frente, pois tem umas "grandes asas" para voar...

Parabéns por todas as vossas actuações, pelo brilhante segundo lugar no concurso da Figueira e que no futuro tenha o privilégio de assistir a muitas outras belíssimas demostrações de grandes talentos, voz, som, letras e muito mais...

Um grande abraço...

Arouquense

11:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


website statistics